PISCINAS DE VIDRO: PROJETOS PARA TE INSPIRAR

Ter uma piscina em casa nos dias de hoje já é uma realidade bem mais acessível, e que pode garantir momentos de lazer para toda família. E um dos modelos de piscinas que vem ganhando destaque no mercado são as piscinas de vidro. Já utilizadas há bastante tempo em projetos de luxo, agora as piscinas de vidro ajudam a deixar a área de lazer das casas e apartamentos com um visual bem mais elegante.

Uma piscina de vidro tem um efeito mágico e encantador, com vistas incríveis dentro e fora da água. A transparência traz leveza e muita modernidade, permitindo a integração da piscina com a casa ou com uma maravilhosa paisagem, além de criar belos efeitos de luz sobre as superfícies.

No entanto, a construção desse tipo de piscina requer um detalhamento e um cuidado maior que as piscinas convencionais de alvenaria ou fibra. Isso porque a estrutura deve ser feita com total precisão para que o vidro suporte a pressão da água e não haja vazamentos. Quer saber como ter uma piscina de vidro em casa? Acompanhe!

Projeto da piscina

Como se trata de um item decorativo, é recomendado que o projeto seja elaborado em parceria com um arquiteto ou um decorador de ambientes. Assim, é possível tirar máximo proveito do espaço e do terreno.

A piscina de vidro oferece inúmeras possibilidades quanto ao design e sua integração com o ambiente:

  • a piscina pode ser inteira de vidro acima do solo;
  • ser de alvenaria totalmente enterrada e apenas com as laterais em vidro acima do solo;
  • ser parcialmente enterrada e com alguns recortes aparecendo o vidro;
  • localizada em um andar superior, com o fundo em vidro, para que possa ser vista do andar inferior.

Construção da piscina de vidro

A construção da piscina de vidro é semelhante à da alvenaria. É preciso escavar o terreno, se a piscina for enterrada, preparar o solo para ser concretado e fazer a impermeabilização. O vidro usado na piscina é especial, com uma espessura adequada para que não haja fissuras e para que suporte a pressão da água.

O vidro pode ser plano, para piscinas quadradas, ou fabricado com forma arredondada, para as laterais de um spa, por exemplo. Uma das maneiras de fixar o vidro na estrutura de alvenaria é com perfis metálicos, que dão elegância à piscina.

Depois de finalizada a construção, coloca-se água na piscina e se faz o teste de estanqueidade, para verificar se há vazamentos e a correta impermeabilização do fundo e das paredes.

Se estiver com dúvida quanto à melhor profundidade, dá uma olhadinha no esquema abaixo:

Crédito: AATG

Vantagens da piscina de vidro

  • Estética: as piscinas de vidro trazem um visual diferenciado e sofisticado para qualquer projeto, principalmente quando surgem como um aquário e são visíveis em outros cômodos da casa.
  • Sem contraindicações: a piscina de vidro é democrática e se adapta a qualquer projeto. Mesmo em terrenos com desníveis é possível fazer sua instalação.
  • Durabilidade: devido às características do vidro, que possui grande flexibilidade, a piscina de vidro adapta-se com facilidade a todo tipo de clima. Portanto, pode ser utilizada no inverno ou verão sem nenhum problema.
  • Manutenção: as piscinas de vidro são fáceis de manter, exigindo pouca manutenção. Com superfície lisa, o acúmulo de sujeiras é menor e, por isso, a limpeza é simples de ser realizada. Além disso, o vidro não requer tratamentos químicos específicos, o que torna sua manutenção ainda mais fácil e barata.
  • Segurança: o vidro é um material liso e resistente, com baixa probabilidade de trincas e rachaduras nas bordas e na sua extensão se comparado ao vinil, por exemplo. Isso faz com que ele seja um dos materiais mais seguros para utilização em projetos de piscinas.

Projetos para se inspirar

Veja a seguir alguns projetos de piscina de vidro para se inspirar e torne sua casa ainda melhor para o verão!

Foto reprodução: Arquitetarte

Foto reprodução: Chris Clout Design

Foto reprodução: Jam Architects

Foto reprodução: Luxury Pool e SPA

Foto reprodução: Studio Christian Vieira

Vidro ideal

A piscina precisa ter o vidro adequado para que a instalação seja resistente à pressão da água e possa ser usada em diversas situações. Para os visores ou para fazer uma parede de vidro, é necessário usar o vidro laminado temperado. Para garantir a qualidade, beleza e segurança dos seus projetos, use Casa com Vidro!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Fechar Menu

Diga objetivamente o que precisa e iremos encaminhar para um consultor.
Descreva e liste o que você precisa com medidas de forma organizada.
Diga-nos quem você é!
Qual o local da obra?
Suas informações de contato.