BENEFÍCIOS E DICAS DA FACHADA DE VIDRO

 

Structural Glazing – “Fachada de Vidro”

No cenário de leveza e sustentabilidade em alta nas construções, poucas são as combinações arquitetônicas que unem sofisticação e praticidade de forma tão harmônica quanto o chamado structural glazing, mas conhecido como “pele de vidro” ou fachada de vidro.
As tendências mundiais cada vez mais direcionam suas expectativas para a economia de recursos naturais valorizando por exemplo o uso da luz natural e integração ao meio ambiente. As fachadas de vidro valorizam qualquer projeto, dos edifícios comerciais às residências e sobrados.
Neste artigo vamos abordar alguns benefícios da fachada de vidro e te ajudar na decisão de compra.

É importante escolher o tipo adequado de vidro para a sua fachada.

Vidro Laminado – Durabilidade e Resistência

Os vidros laminados e laminados temperados são os mais indicados para o uso em fachadas por causa de sua grande durabilidade e resistência. Os vidros laminados, por exemplo, são compostos por duas placas unidas por uma camada intermediária de polivinil butiral, também conhecida por PVB. É um tipo de resina que, além fixar ambas as partes, também faz com que em caso de quebra os estilhaços fiquem presos nessa camada.

Justamente por isso, o vidro laminado é utilizado em locais onde há risco de impacto, como para-brisas automotivos, fachadas, sacadas, claraboias e corrimãos. Além disso, ele também oferece grande conforto acústico porque a sua camada interna amortece o som vindo do exterior, e visual, bloqueando 99% dos raios UV, colaborando para maior durabilidade de tecidos como cortinas e carpetes além dos móveis em geral.

Segurança

Já o vidro laminado temperado é cinco vezes mais resistente às altas temperaturas e aos choques térmicos, permanecendo inalterado em diferenças de temperaturas de até 200ºC. Tudo isso graças a um tratamento que consiste em um aquecimento gradativo em sua fabricação de até 700ºC, quando atinge um estado plástico, sendo então bruscamente resfriado. Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado tem alta resistência a impactos e a flexões, sendo que, em caso de quebra, ele é fragmentado em pequenos pedaços pouco cortantes, facilmente removíveis.

Vidro Flot

No entanto, como ele é originado do vidro comum, também conhecido como float, ele mantém suas características em termos de transparência, paralelismo das faces e coloração. Ele é tão resistente que pode ser aplicado estruturalmente sem a necessidade de caixilhos, sendo especialmente indicado para a composição de fachadas, mas também para fechamento de áreas, como portas e janelas, guarda-corpo, e divisão de ambientes, por exemplo.

Fachada de vidro Espelhada

Beleza, sustentabilidade e integração com o exterior. Há várias formas de você ter uma fachada de vidro na sua casa: você pode substituir toda a parede frontal, usar o vidro como detalhe da fachada formando uma grande claraboia, por exemplo, ou criar paredes em “L”, deixando o visual bastante sofisticado. A verdade é que são tantas as possibilidades que hoje a maioria dos arquitetos não abre mão de usar a fachada de vidro como recurso estético. Integrando o exterior com o interior da casa, ela cria uma sensação visual de amplitude, ajudando a aumentar espaços pequenos e permitindo a incidência de luz natural para o interior da casa.

Queremos te ajudar a ter essa experiência nos seus projetos. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite seu orçamento online.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
Fechar Menu

Diga objetivamente o que precisa e iremos encaminhar para um consultor.
Descreva e liste o que você precisa com medidas de forma organizada.
Diga-nos quem você é!
Qual o local da obra?
Suas informações de contato.