Esquadria de PVC 100% Reciclável

O PVC é 100% reciclável e, como qualquer termoplástico, pode ser facilmente reciclado. Os processos de fabricação de produtos de PVC reciclado são os mesmos utilizados para a fabricação de produtos feitos com matéria prima virgem. A questão principal está nas condições dos resíduos que serão reciclados, para que a reciclagem seja efetiva a coleta seletiva do PVC deve ser adequada, evitando contaminação do resíduo a ser reciclado assim como a mistura com diferentes tipos de plásticos. Essa não é uma característica específica do PVC, mas de todos os materiais recicláveis.

A reciclagem do PVC não é uma novidade. Historicamente, ela acontece desde o começo da sua produção. No entanto, só tomou impulso de forma mais organizada com os movimentos ecológicos nos países desenvolvidos. A razão é que os resíduos plásticos vêm aumentando em volume por vários fatores, como crescimento populacional, aumento do poder aquisitivo e maior utilização das embalagens plásticas devido à facilidade de transporte, distribuição e diminuição de desperdício de alimentos, principalmente.

A quantidade de resíduo de PVC na composição do lixo da coleta seletiva é muito pequena. Isso ocorre porque o PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil, assim como roupas e outros materiais. O longo ciclo de vida útil dos produtos de PVC termina por ampliar o tempo necessário para que se tornem resíduos. Para se ter ideia, 70% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 22% de 2 a 15 anos e apenas 8% são considerados descartáveis com durabilidade até 2 anos.

No caso das Janelas de PVC, a reciclagem se divide em duas etapas, a primeira ocorre na fábrica de janelas, onde existe o recolhimento de sobras, chamadas retalhos, estas sobras normalmente são encaminhadas a um reciclador que faz uso dessa matéria-prima no seu processo normal de trabalho, já as Janelas de PVC, que têm vida útil media de 50 anos, normalmente são reutilizadas, antes de serem recicladas, isto é, elas ao serem retiradas de um ambiente, normalmente são encaminhadas para outro usos, principalmente em moradias de interesse social, cumprindo seu papel de sustentabilidade.


Ser reciclável não significa, por si só, ser ecologicamente correto, isso se deve principalmente ao fato do consumo de energia no processo de reciclagem poder ser muito elevado. Tomando como exemplo uma janela fabricada de metal (alumínio ou aço) e uma Janela de PVC, o ponto de fusão (temperatura que derretem) dos metais é em média 800°C (muito alto, lembre-se que a água ferve a 100°C), e como para utilizar o metal novamente (reciclar) é necessário derreter a essa temperatura, gastando muita energia no processo. Em contrapartida, o PVC tem ponto de fusão médio de 180°C, sendo assim a energia despendida é muito menor, quase 5x menos. Sabe-se que quanto mais energia é necessária maior o consumo de fontes de combustível é necessário, e como normalmente são fontes não renováveis (carvão-petróleo…) e que em sua queima ainda libera gases nocivos a camada de ozônio, é sempre mais interessante utilizar produtos com baixo ponto de fusão para um uso idêntico, como nas janelas. Então as Janelas de PVC além de recicláveis possuem um ciclo de reciclagem que respeita o meio ambiente e não consome excedente de combustíveis no processo. Pense nisso!

O PVC tem todos os atributos para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento sustentável, oferecendo facilidades e conforto aos usuários finais. O Instituto Brasileiro do PVC oferece informações atualizadas e orientações de práticas sustentáveis à cadeia de valor do PVC.

Fonte: Minha Janela de Pvc

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Fechar Menu

Diga objetivamente o que precisa e iremos encaminhar para um consultor.
Descreva e liste o que você precisa com medidas de forma organizada.
Diga-nos quem você é!
Qual o local da obra?
Suas informações de contato.