Mas afinal, o que é o PVC?

 

Mas afinal, o que é o PVC?

O PVC (poli cloreto de polivinila) é uma combinação química (polimerização) de carbono, hidrogênio e cloro. Os seus componentes provêm do petróleo (43%) e do sal (57%). Obtém-se por polimerização do cloreto de vinila cuja obtenção é realizada a partir do cloro e do etileno. É um material termoplástico, ou seja, sob a ação do calor (140 a 205ºC) amolece, podendo facilmente moldar-se; quando esfria, recupera a consistência inicial conservando a nova forma. Devido a essa característica é possível realizar com ele o processo de extrusão.

O que é polimerização?

É o nome dado a reação química que dá origem aos polímeros, significa dizer que os monômeros, que são as unidades estruturais, ao se unirem em grande quantidade dão origem a macromoléculas que chamamos de polímeros. A polimerização pode ocorrer de três formas: Polímeros de Adição, Polímeros de Condensação, quando se une os mesmos monômeros ou os Copolímeros, obtidos por adição ou condensação, porém de monômeros diferentes.

O que é extrusão?

Trata-se de um processo mecânico de produção de componentes (neste caso perfis) de forma contínua, onde o material é forçado através de uma matriz, adquirindo assim a forma planejada previamente para a peça. O PVC, por se tratar de um polímero termoplástico, isso é que amolece ao ser aquecido é extrusado pelo método hidrostático fluído a fluído, dando origem a tubo ou perfis.

Controle de Qualidade

Os produtos fabricados a partir do PVC devem obedecer padrões de qualidade técnica, para manter sua estabilidade e conformidade dimensional. Muito devido a este trabalho se deve a motivação para seu constante crescimento no mercado. Entre as características alcançadas pelo PVC, e comuns do material vale mencionar:

– Isolante térmico e elétrico

– Estabilidade dimensional

– Estabilidade de cor

– Resistência aos agentes atmosféricos, biológicos e químicos

– Perante ao fogo é auto-extinguível, e não propaga chamas

– Reciclável a baixo custo

Nenhum outro grupo de materiais se desenvolveu em tão pouco tempo e com tanta força como os materiais plásticos. A indústria da construção civil já não é mais capaz de abrir mão deles, fazendo uso de suas propriedades de isolamento até sua resistência à corrosão, aproveitando o seu peso reduzido, e ainda sua insensibilidade à umidade e durabilidade quase eterna. Estas duas últimas qualidades são particularmente importantes quando falamos em fachadas (parte externa dos imóveis), propriedade que só é atingida de forma semelhante por outros materiais, quando estes recebem tratamentos especiais, sejam químicos ou de contato, e é importante lembrar que estes tratamentos (pintura, anodização…) necessitam de manutenção periódica em mais ou menos tempo.

O PVC ao chegar ao mercado de janelas, trouxe de sua origem suas propriedades já descritas, um diferencial de eficiência à parte mais frágil da construção, o fechamento dos vãos. Sendo assim, ele conquistou mercado mundialmente calçado no fornecimento de qualidade e desempenho superiores com valor compatível aos benefícios.

Rehau Euro Design 60

Durabilidade

Em condições normais de uso, o fator que mais influencia a durabilidade de um material é a resistência à oxidação pelo oxigênio atmosférico. O PVC, com a estrutura molecular onde o átomo de cloro está ligado a todas as outras cadeias de carbono, é altamente resistente às reações oxidativas e mantém seu desempenho por um longo período de tempo. Outros plásticos de uso geral com estruturas constituídas apenas por carbono e hidrogênio são mais suscetíveis à deterioração por oxidação em condições de uso prolongado (como, por exemplo, através de reciclagem repetida). As medições em tubos subterrâneos de PVC de 35 anos de idade, tomadas pela Japan PVC Pipe & Fittings Association, não apresentaram deterioração e tinham mesma força que os novos tubos.

A pesquisa na Alemanha (60 Jahre Erfahrungen mit Rohrleitungen aus Weichmachfreiem PVC, 1995, KRV) mostrou que os tubos enterrados no solo desenterrados após 60 anos de uso ativo quando analisados foram comprovadamente adequados e propícios a uma expectativa de vida adicional de 50 anos. Quase nenhuma deterioração foi observada após a recuperação de três tipos de acessórios de automóveis (produtos de PVC flexíveis que utilizam proteção) após 13 anos de uso em comparação de propriedades físicas com novos produtos.

Resistência a química

O PVC é resistente a ácidos, alcalinos e quase todos inorgânicos. Embora o PVC inche ou se dissolva em hidrocarbonetos aromáticos, cetonas e éteres cíclicos, o PVC é difícil de dissolver em outros solventes orgânicos. Aproveitando esta característica, o PVC é usado em dutos de gases de escape, folhas usadas em construção, garrafas, tubos e mangueiras.

Estabilidade mecânica

O PVC é um material quimicamente estável, que mostra pouca mudança na estrutura molecular, e também exibe pouca mudança em sua resistência mecânica. No entanto, os polímeros de cadeia longa são materiais visco-elásticos e podem ser deformados por aplicação contínua da força exterior, mesmo que a força aplicada esteja bem abaixo do seu ponto de cedência. Isso é chamado de deformação de fluência. Embora o PVC seja um material visco-elástico, a sua deformação é muito baixa em comparação com outros plásticos devido ao movimento molecular limitado à temperatura normal, em comparação com o PE e o PP, que apresentam maior movimento molecular em suas seções amorfas.

Um estudo europeu sobre tubos de PVC muito antigos – produzido entre os anos 1930 e 1950 – mostrou uma vida útil de 50 anos e excelentes características de durabilidade (T Hulsmann, European Vinyls Corporation e R Novak ALPHACAN Omniplast GmbH). É esperado que os tubos de PVC mais modernos durem significativamente mais – provavelmente até mais que 100 anos.

Fonte: Minha Janela de PVC

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Fechar Menu

Diga objetivamente o que precisa e iremos encaminhar para um consultor.
Descreva e liste o que você precisa com medidas de forma organizada.
Diga-nos quem você é!
Qual o local da obra?
Suas informações de contato.