5 Pontos Incríveis da Automação Residencial

Quem ouve falar de ambientes automatizados, automação residencial ou até casa inteligente, imagina uma casa completamente do futuro, cara e possivelmente distante demais de nosso tempo. Mas isso está longe de ser a verdade.

Hoje, as casas automatizadas são uma realidade, com sistemas de automação residencial diversos e muita praticidade na instalação. O melhor de tudo, claro, são as vantagens que acompanham os ambientes automatizados.

Se você quer entender melhor como funcionam os ambientes automatizados e as vantagens de ter uma casa inteligente, continue

lendo este artigo!

Casa com Família e Automatização

O que é uma casa automatizada?

Não estamos falando de casas voadoras e nem mesmo de robôs atendendo as demandas da casa… Mas, por um lado, o conforto e segurança oferecidos pela automação residencial pode ser semelhante a isso.

Com um ambiente automatizado, o controle das luzes e janelas pode ser feito com um simples comando. Além disso, cortinas podem se abrir e se fechar automaticamente, a depender do horário do dia.

Quais as utilidades da automação residencial?

Além do que já citamos, como controle facilitado das luzes e janelas nos ambientes, há também a possibilidade de instalar sistemas que controlam eletrodomésticos na casa.

Em casos de você ter crianças em casa, um sistema de segurança acoplado aos ambientes internos é uma boa pedida. Em outros casos, temperatura que se ajusta automaticamente, com controle automático do ar-condicionado, ou luzes que mudam de tom, também são opções.

O melhor é que todos esses sistemas podem ser acessados diretamente do seu smartphone, garantindo um controle facilitado e pleno.

Agora que você entende melhor como funcionam os ambientes automatizados, vai ser mais fácil entender algumas das principais vantagens de ter uma casa inteligente. Abaixo, você pode conferir alguns tópicos e mais informações sobre!

Casa Automatizada com TV na Sala

1. Instalação muito mais prática do que você imagina

Agora, você pode estar pensando na dificuldade que é instalar a automação residencial, não é? A verdade é que o processo pode ser muito mais simples do que você imagina, a depender de como você quer o ambiente automatizado.

Controlar o abrir e fechar das cortinas nas janelas, por exemplo, pode ser instalado em sua casa junto com as esquadrias de PVC. O controle de luzes do ambiente também pode ser instalado sem grande dificuldades.

Se você quer uma casa inteligente completa, com direito à música ambiente assim que você entra em casa e ar-condicionado que se ajusta sozinho à melhor temperatura, o melhor é que tudo seja instalado durante uma reforma ou até construção da casa.

2. Garantia de maior conforto para família

Uma das grandes vantagens da automação residencial é o conforto, e não há nenhuma dúvida quanto a isso. Com luzes de acendimento automático e controle remoto para as cortinas, viver na sua casa ideal se torna muito mais fácil.

Dentre outros sistemas que encantam pela praticidade, está também cortinas que se fecham automaticamente quando a chuva começa e música ambiente que começa a tocar logo no início da manhã, servindo como um despertador mais suave.

Calculadora para Economizar

3. Possibilidade de economia na conta de luz

Isso tudo pode ser sinônimo, inclusive, de eficiência energética. Afinal, com comandos desse tipo, as luzes podem permanecer acesas durante apenas o período realmente necessário. Cortinas abertas automaticamente durante o dia também ajudam a aproveitar melhor a luz natural.

E quando combinadas com os tipos de esquadrias certos, essa eficiência é ainda maior. Com as esquadrias de PVC, por exemplo, você consegue economia significativa de energia elétrica em ambientes climatizados.

As esquadrias desse material dificultam a transição de calor ou frio do ambiente externo para o interno, garantindo que você não precise forçar o ar-condicionado a trabalhar com mais intensidade nos dias mais quentes ou frios.

4. Maior segurança para os moradores

Em uma casa com crianças, ou até com pessoas mais velhas, mexer com cortinas ou luzes quando necessário pode acarretar, inclusive, em acidentes.

E este é um dos momentos em que a automação residencial e as casas inteligentes podem ser a solução perfeita. O controle simples das luzes e cortinas pode facilitar muito principalmente a vida de quem tem locomoção comprometida, como as pessoas mais velhas.

Além disso, as possibilidades de instalar câmeras e circuitos de segurança inteligentes também aumentam significativamente segurança da casa. O melhor é que você terá acesso às imagens direto do smartphone, tendo um maior controle, inclusive, da segurança de seu filho enquanto ele estiver sozinho.

Casa Automatizada com Tablet

5. Valorização do preço final do imóvel

Outra grande vantagem da automação residencial está na valorização do imóvel. Ainda que alguns dos sistemas que transformam o imóvel em uma casa inteligente sejam mais caros, o valor final de venda da casa sobe exponencialmente diante o nível tecnológico.

Isso garante um bom retorno de todo o investimento, principalmente se você se dedicar em escolher os melhores materiais a nível de construção, como os tipos certos de esquadrias, revestimentos de qualidade e outros.

O que acha da ideia de ter uma casa inteligente? Está reformando a casa e quer dicas para torná-la ainda mais confortável para sua família? Acompanhe a Casa com Vidro em nossas redes sociais, e fique por dentro de outros artigos e dicas para você que quer aproveitar o melhor de sua casa!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Fechar Menu

Diga objetivamente o que precisa e iremos encaminhar para um consultor.
Descreva e liste o que você precisa com medidas de forma organizada.
Diga-nos quem você é!
Qual o local da obra?
Suas informações de contato.